" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influência."
(Henry Adams)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Brinquedos e brincadeiras para bebês

Brinquedos, brincadeiras....é só no penso nos últimos mêses! Com a chegada do meu filho a vontade de escolher o brinquedo certo e as brincadeiras adequadas para estimular a construção de conhecimentos sobre o nosso mundinho, que ele agora passa a fazer parte, aumentou!
 Nós pais e educadores (principalmente) devemos entender que brincar e jogar não são passatempos para as crianças,  e sim fazem parte da essência da criança. Por isso desde cedo os bebês começam a se descobrir, e interagir com os objetos e pessoas que estão a sua volta através da brincadeira.
 Como devemos escolher esses brinquedos?
Deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e sejam feitos com tinta atóxica e não solúvel.
E as brincadeiras?
Os bebês adoram observar caras e brinquedos interessantes, é muito importante exercitar as capacidades visuais especialmente durante os primeiros seis meses de vida. Devemos também estimular  a visão do bebê usando brinquedos coloridos, acenando com os brinquedos na frente dele, isso vai ajudar o seu pequeno cérebro a estimular ligações entre os neurônios.
Quer coisa mais linda do que um bebê descobrindo suas próprias mãos! Então devemos usar as mãos dele para bater palmas, isso irá  ajuda-lo a desenvolver a coordeação motora.
Para acelerar e estimular  o desenvolvimento do processo de aquisição de linguagem o adulto deve repetir frases curtas enquanto brinca com o bebê.
Segue agora um guia de brinquedos e brincadeiras para os bebês de até um ano que encontrei no site: http://www.fisher-price.com

1 mês:
Tudo que o bebê aprende no primeiro ano de vida passa pelos sentidos. A estimulação sensorial liga áreas-chave do cérebro do bebê. 
Como o bebê brinca:
  • O bebê pode focalizar um objeto a uma distância de 20-25 centímetros, mas não consegue ver detalhes;
  • Ouve sons agudos e fica quieto quando ouve sons graves;
  • Observa com atenção quando alguém fala com ele e imita as expressões dessa pessoa;
  • Segue vagarosamente um objeto com os olhos, mas com freqüência o perde.
Brinquedos:
Móbiles;
Brinquedos musicais para berço;
Brinquedos ou bonecos macios;
Atividade com espelhos.

2 mêses:
Nessa fase, os sentidos dos bebês estão especialmente aguçados e começam a interagir para aprender mais sobre o mundo. Portanto, devemos fazer o possível para proporcionar um grande número de experiências sensoriais. O mais maravilhoso no desenvolvimento dos bebês nessa fase é que podemos observar o surgimento das suas capacidades de socialização... a cada novo dia, seremos recompensados com aquele sorriso especial.
Como o bebê brinca:
  • Consegue entender que um evento se segue a outro;
  • Chuta e acena com as mãozinhas quando está excitado;
  • Sorri diretamente para as pessoas e espera a sua vez de falar nas "conversas";
  • Consegue localizar sons feitos à sua frente, mas não os feitos à suas costas.
Brinquedos:
  • Brinquedos que estimulem o desenvolvimento físico, por exemplo o ato de chutar;
  • Ginásios de chão com luzes que piscam, música e brinquedinhos pendurados;
  • Mantinhas de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas antigas turminhas!