" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influência."
(Henry Adams)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Brinquedos e brincadeiras para bebês

Brinquedos, brincadeiras....é só no penso nos últimos mêses! Com a chegada do meu filho a vontade de escolher o brinquedo certo e as brincadeiras adequadas para estimular a construção de conhecimentos sobre o nosso mundinho, que ele agora passa a fazer parte, aumentou!
 Nós pais e educadores (principalmente) devemos entender que brincar e jogar não são passatempos para as crianças,  e sim fazem parte da essência da criança. Por isso desde cedo os bebês começam a se descobrir, e interagir com os objetos e pessoas que estão a sua volta através da brincadeira.
 Como devemos escolher esses brinquedos?
Deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e sejam feitos com tinta atóxica e não solúvel.
E as brincadeiras?
Os bebês adoram observar caras e brinquedos interessantes, é muito importante exercitar as capacidades visuais especialmente durante os primeiros seis meses de vida. Devemos também estimular  a visão do bebê usando brinquedos coloridos, acenando com os brinquedos na frente dele, isso vai ajudar o seu pequeno cérebro a estimular ligações entre os neurônios.
Quer coisa mais linda do que um bebê descobrindo suas próprias mãos! Então devemos usar as mãos dele para bater palmas, isso irá  ajuda-lo a desenvolver a coordeação motora.
Para acelerar e estimular  o desenvolvimento do processo de aquisição de linguagem o adulto deve repetir frases curtas enquanto brinca com o bebê.
Segue agora um guia de brinquedos e brincadeiras para os bebês de até um ano que encontrei no site: http://www.fisher-price.com

1 mês:
Tudo que o bebê aprende no primeiro ano de vida passa pelos sentidos. A estimulação sensorial liga áreas-chave do cérebro do bebê. 
Como o bebê brinca:
  • O bebê pode focalizar um objeto a uma distância de 20-25 centímetros, mas não consegue ver detalhes;
  • Ouve sons agudos e fica quieto quando ouve sons graves;
  • Observa com atenção quando alguém fala com ele e imita as expressões dessa pessoa;
  • Segue vagarosamente um objeto com os olhos, mas com freqüência o perde.
Brinquedos:
Móbiles;
Brinquedos musicais para berço;
Brinquedos ou bonecos macios;
Atividade com espelhos.

2 mêses:
Nessa fase, os sentidos dos bebês estão especialmente aguçados e começam a interagir para aprender mais sobre o mundo. Portanto, devemos fazer o possível para proporcionar um grande número de experiências sensoriais. O mais maravilhoso no desenvolvimento dos bebês nessa fase é que podemos observar o surgimento das suas capacidades de socialização... a cada novo dia, seremos recompensados com aquele sorriso especial.
Como o bebê brinca:
  • Consegue entender que um evento se segue a outro;
  • Chuta e acena com as mãozinhas quando está excitado;
  • Sorri diretamente para as pessoas e espera a sua vez de falar nas "conversas";
  • Consegue localizar sons feitos à sua frente, mas não os feitos à suas costas.
Brinquedos:
  • Brinquedos que estimulem o desenvolvimento físico, por exemplo o ato de chutar;
  • Ginásios de chão com luzes que piscam, música e brinquedinhos pendurados;
  • Mantinhas de atividades.

sábado, 24 de setembro de 2011

Prevenções Gerais de acidentes na infância

Acidentes com crianças são bastante comuns, mas nós educadores devemos estar atentos as orientações no cuidado com os pequenos, principalmente com os de creche! Segue algumas sugestões de como trabalhar no sentido de prevenir acidentes.
Medidas preventivas:
  • Chavear as portas de entrada e saída;
  • Proteger adequadamente as tomadas elétricas e janelas;
  • Dispor de extintores de incêndio na instituição;
  • Guardar produtos de limpeza e remédios fora do alcance das crianças;
  • Procurar deixar longe do alcance das crianças objetos pontiagudos;
  • Retirar os babadores na hora de dormir;
  • Verificar a temperatura da água do banho do banho do leite e dos alimentos que forem aquecidos;
  •  Não prender a chupeta por um barbante em torno do pescoço;
A administração de medicamentos na instituição infantil deve estar vinculada à receita médica, para segurança da criança e a criança alérgica ao medicamento, sugere-se investigar qual o antitérmico e a dose liberado pelo pediatra para ser administrada quando a criança estiver com febre.

Referência:
CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação Infantil: Para que te quero?  In: PRATES, Cibeli de Souza; OLIVEIRA, Maíra Sanhudo de. Temas de Saúde em Instituições de Educação Infantil. ARTMED, 2003, 39-60.

Minhas antigas turminhas!