" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influência."
(Henry Adams)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Projetos na creche


Projetos na creche
Onde podemos trabalhar com projetos de trabalho?
Os projetos podem ser usados nos diferentes níveis da escolaridade, desde a educação infantil até o ensino médio.
O que levar em consideração?
Acreditar que é possível trabalhar com projetos de trabalho na creche; 
Levar em consideração a importância dos estudos de Piaget, Vygotsky, Wallon entre outros;
As crianças desenvolvem-se e constroem aprendizagem, são sujeitos singulares;
É um eficiente instrumento de trabalho para os educadores de creche;
Superar a dicotomia entre cuidar e educar;
É uma experiência encantadora, fascinante e desafiadora.
Quais áreas de conhecimento trabalhar no berçário?
Motor;
Afetivo;
Linguagem.
Organização do espaço
Tarefa fundamental da educadora;
Lembrar que os espaços são interno (sala de aula) e externo (pátio);
O ambiente deve ser visto como educador "auxiliar", e este ultrapassa os muros da escola.
Como isso acontece?
Durante as atividades de exploração dos materiais da sala o  educador:
Observa, anota e coleta informações.
"As propostas de trabalho nascem delas e de mim."
Madalena Freire
Nas crianças com idade de creche, é fundamental considerar que as coisas importantes da vida a serem descobertas e conhecidas são:
A procura do olhar;
Ser correspondido;
O sorrir;
A conversa;
O tocar;
O contato físico;
A retenção de um objeto;
O imitar;
 O esconder;
Os jogos de linguagem e manipulação;
As músicas;
As saídas para o espaço externo;
As festas;
A vida em grupo.
As atividades de sobrevivência:
Alimentar-se;
Banhar-se;
Brincar; 

Dormir.
E a duração?
Os projetos podem ter duração diferenciadas, poe exemplo: um dia, uma semana...
Referência:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN. Maria das Graças Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2008

FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.


Um comentário:

  1. Uau! Vibro coma as contribuições que sustentam a minha crença de que é possível sempre e que a perspectiva tem que apoiar-se nas possibilidades da criança e de suas interações com o mundo. bjus

    ResponderExcluir

Minhas antigas turminhas!