" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influência."
(Henry Adams)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Projetos na creche


Projetos na creche
Onde podemos trabalhar com projetos de trabalho?
Os projetos podem ser usados nos diferentes níveis da escolaridade, desde a educação infantil até o ensino médio.
O que levar em consideração?
Acreditar que é possível trabalhar com projetos de trabalho na creche; 
Levar em consideração a importância dos estudos de Piaget, Vygotsky, Wallon entre outros;
As crianças desenvolvem-se e constroem aprendizagem, são sujeitos singulares;
É um eficiente instrumento de trabalho para os educadores de creche;
Superar a dicotomia entre cuidar e educar;
É uma experiência encantadora, fascinante e desafiadora.
Quais áreas de conhecimento trabalhar no berçário?
Motor;
Afetivo;
Linguagem.
Organização do espaço
Tarefa fundamental da educadora;
Lembrar que os espaços são interno (sala de aula) e externo (pátio);
O ambiente deve ser visto como educador "auxiliar", e este ultrapassa os muros da escola.
Como isso acontece?
Durante as atividades de exploração dos materiais da sala o  educador:
Observa, anota e coleta informações.
"As propostas de trabalho nascem delas e de mim."
Madalena Freire
Nas crianças com idade de creche, é fundamental considerar que as coisas importantes da vida a serem descobertas e conhecidas são:
A procura do olhar;
Ser correspondido;
O sorrir;
A conversa;
O tocar;
O contato físico;
A retenção de um objeto;
O imitar;
 O esconder;
Os jogos de linguagem e manipulação;
As músicas;
As saídas para o espaço externo;
As festas;
A vida em grupo.
As atividades de sobrevivência:
Alimentar-se;
Banhar-se;
Brincar; 

Dormir.
E a duração?
Os projetos podem ter duração diferenciadas, poe exemplo: um dia, uma semana...
Referência:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN. Maria das Graças Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2008

FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

A pedagogia de projetos

 Tramando os fios e estruturando os projetos

Projetos de trabalho  
É uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica;
Visão multifacetada dos  conhecimentos e das informações;
É um processo criativo;
Enriquece as relações entre ensino e aprendizagem;
Não possui a mesma estrutura; 
Valoriza os conhecimentos prévios; 
Ação concreta voluntária consciente; 
Reflete sobre uma situação, o problema geral dos fenomenos; 
Envolve educador e alunos.
Como definir o problema a ser pesquisado?
 
Experiências anteriores;
 
Constituição, especificação e recortes;
 
Modos de iniciar um projeto.
Mapeando percursos  
Organização de situações (mapa conceitual); 
 Planejar as tarefas;
Distribuir o tempo;
Nova comunidade.
O ensino precede e estimula o desenvolvimento mental das crianças.
O que precisa ser feito?
Como o trabalho pode ser desenvolvido?
Como obter os materiais?
Como serão distribuídas as responsabilidades?
Relato escrito.
Coletando informações
Informações externas em diferentes fontes;
Exploração dos espaços;
A comunidade (pais);
Formas de sistematização;
Memória de trabalho.
Sistematizando e refletindo as informações
Formulação das diferentes hipóteses;
Seleção e coleta de materiais e evidencias;
Registros;
Escolha do que deve ser registrado.
  Documentando e comunicando
Materiais produzidos;
Exposição do material.
Referências:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN. Maria das Graças Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2008
FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Um pouco de História da Educação Infantil


Educação infantil:
creches e pré-escolas
Um olhar no passado para se entender o presente
Túnel do tempo...
Durante muitos séculos a educação da criança pequena era responsabilidade das famílias, mas especificamente da mãe, ou do grupo social ao qual ela pertencia, elas aprendiam e viviam junto aos adultos e as outras crianças (regras, modos, vivencias entre outros).
 Não existiu por um bom tempo uma instituição, pensada, organizada para a educação infantil como conhecemos hoje! As primeiras instituições tinham distintos arranjos com a idéia de um lugar para se deixar as crianças pobres, ou seja educação infantil nasce com caráter assistencialista.
Alguns fatores determinantes para o surgimento da instituição de educação infantil
 Trabalho materno fora do lar (Rev. Industrial);
  Nova estrutura familiar (conjugal);
Teorias que procuravam descrever sobre a criança e a infância.
Creches e pré-escolas surgiram a partir de mudanças econômicas, políticas e sociais que ocorreram na sociedade.
Grandes pensadores e surgimento das primeiras idéias e práticas
Comênio (1592-1670):
 Educação universal (para todas as condições sociais);
Nível inicial de ensino era o colo da mãe e deveria ocorrer dentro dos lares;
Brincar visto como forma de educação pelos sentidos;
Uso de bons recursos materiais e boa racionalização do tempo e do espaço escolar;
Aulas/atividades diferentes (aula-passeio).
Rousseau (1712-1778):
Infância: “Tem valor em si mesmo”
 A educação deveria seguir a liberdade e o ritmo da natureza;
Precursor das idéias de Pestalozzi;
 Destacava o papel da mãe como educadora natural da criança;
 A criança deveria aprender por meio da experiência, de atividades práticas, da observação, da livre movimentação, de formas diferentes de contato com a liberdade;
 Escreveu a celebre obra “O Emílio”.
Pestalozzi (1746-1827):
 A educação deve cuidar do desenvolvimento afetivo das crianças desde o nascimento;
O ensino deveria priorizar coisas e não palavras;
Treinar a vontade e desenvolver atitudes morais nos alunos.
Froebel (1782-1852):
Enfatizou a importância da criança;
 Destaque para as atividades estimuladas e dirigidas;
 A escola é um lugar onde a criança deve aprender as coisas importantes da vida;
 Criador dos “Jardins de Infância”
 O gesto, canto, linguagem são as formas de expressão de sentimentos e idéias apropriadas à educação infantil.
Decroli (1871-1932):
 Sincretismo “próprio do pensamento infantil”
 Ensino voltado para o intelecto;
Conteúdos em rede, ao em vez das disciplinas tradicionais;
 Defendia uma rigorosa observação dos alunos a fim de poder classificá-los e distribuí-los em turmas homogêneas.
Montessori (1879-1952):
 As crianças: “Mestres de si próprias, não deve ser vista como ser frágil e impotente que precisa ser protegida. Possui vida psíquica ativa desde o seu nascimento e é guiada pelos seus instintos que lhe permitem construir ativamente sua personalidade”;
Ser em constante “metamorfose” , com etapas de desenvolvimento preestabelecidas, marcadas por “períodos sensíveis”:
Pequena Infância (0 aos 6 anos);
Grande Infância (6 aos 12 anos);
Adolescência( 12 aos 18 anos).








sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um bom livro, todo professor de educação infantil deveria ler!

Este livro conta histórias sobre as formas de trabalhar com as crianças em creches e pré-escolas.
As histórias tecem as experiências práticas e os conhecimentos produzidos por um grupo de educadores e pesquisadores da Universidade de São Paulo.
Os temas abordados são: os medos, a alimentação, a higiene, o sono, as mordidas, as brigas, os materiais didáticos e os brinquedos, a chegada de uma criança portadora de deficiência, os afetos e desafetos, a arrumação do espaço, a aprendizagem e seus problemas, os limites, a disciplina.
O livro também apresenta textos sobre as novas leis que regulamentam o trabalho em educação infantil e as formulações mais recentes da ciência sobre o desenvolvimento das crianças.
Nesta obra você vai encontrar muitas histórias sobre os fazeres de crianças de 0 a 6 anos de idade e sobre os fazeres de uma instituição que as atende em parceria com as famílias. Histórias bem informadas, que ajudam pais e profissionais a refletirem sobre o seu próprio fazer com as crianças."

Minhas antigas turminhas!