" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influência."
(Henry Adams)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cuidados Básicos de Higiene Infantil

Os cuidados de saúde em relação às crianças têm como objetivo prevenir doenças e promover a saúde, não esquecendo ainda do espaço de ensino como voltado para aprendizagem, interação, estímulo e exercício de autonomia da criança.
Ambiente
O ambiente das instituições de educação infantil necessita receber atenção especial que permita um funcionamento adequado, sem oferecer riscos de agravos à saúde. É necessário que a instituição adote certas medidas de cuidados ambientais em relação à areia, lixo, brinquedos, chão, água, dedetização etc.
Higiene da criança
Com relação à alimentação, é bom salientar que é imprescindível o papel do adulto nesta fase, incentivando as crianças na ingestão de alimentos variados, oferecidos de diversas formas, fomentando na criança o interesse pelo alimento. É importante, também, que a alimentação seja encarada como ato pedagógico, um momento de atenção e carinho por parte do adulto, passando a ser um momento prazeroso para a criança.
A troca de fraldas é um momento bastante delicado nas instituições de educação. É preciso que o educador tome parte dessa ação de forma lúdica e criativa, as sugere-se que os educadores atentem para os seguintes fatos:
  • Examinar as fraldas freqüentemente, e limpar o bebê com sabão neutro;
  • Durante a troca estimular a criança através de conversa, carinhos e brinquedos;
  • Quando a criança começa a deixar as fraldas, é necessário orientação e acompanhamento em sua ida ao banheiro.
Quanto à higiene do sono, o ambiente merece destaque, lembrando que o mesmo deve ser favorável ao repouso das crianças de forma que ofereça a mesma autonomia, ou seja, a criança deve se deitar sem recorrer ao adulto e a duração do sono deve ser elástica, prioritariamente em função das necessidades de recuperação das energias da criança no momento e não às da instituição.

Um comentário:

Minhas antigas turminhas!