" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influência."
(Henry Adams)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Exemplo de projeto na pré-escola

O que faz os veículos se moverem?
NATAL – RN - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL – NEI/Cap/UFRN
Co-autor (es):
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos e Charlene Cezar do Nascimento.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Sistematizar os conhecimentos relacionados à força motriz dos veículos
  • Organizar um painel de imagens, tendo como critério a força motriz dos transportes
  • Vivenciar um passeio em um transporte movido pela força de um animal.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para que a aula ocorra com sucesso, as crianças já precisam ter noção do que são meios de transporte e já terem brincado com miniaturas de meios de transporte.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento: A aula deverá ser iniciada com uma conversa sobre o que move os transportes:
O que faz os transportes se movimentarem?
O que precisa para um barco se deslocar na água?
Será que todos os barcos se deslocam movidos pela mesma força?
E a bicicleta? O que faz a bicicleta andar?
O que move uma charrete? E uma carroça?
Durante este diálogo, o professor deve ir anotando as respostas das crianças em uma folha de papel para ser retomadas posteriormente. Em seguida, o professor deverá distribuir miniaturas de meios de transporte e, enquanto as crianças manipulam os materiais, a conversa deverá ter continuidade.
2° Momento: Depois, o professor deverá solicitar que as crianças organizem as miniaturas, de acordo com a força motriz. Nesse momento, o professor deve mediar a atividade, questionando as crianças sobre a organização dada e organizar uma tabela que classifique os meios de transporte a seu tipo de força motriz.
Crianças classificando os meios de transporte em relação à força motriz.
Fonte: arquivos da autora

3° Momento: Depois da classificação, segundo o critério força motriz, a turma deverá desenhar as miniaturas e confeccionar um painel com os desenhos, representando a atividade realizada.
Crianças representando meios de transporte.
Fonte: arquivos da autora

4° Momento: Para fechamento da aula, propomos o passeio em um meio de transporte movido pela força de um animal, forma não-usual para as crianças urbanas: a carroça. Após o passeio, as crianças deverão conversar sobre a experiência vivida e registrar o passeio em um texto coletivo.
Passeio de carroça e produção de texto coletivo.
Fonte: arquivos da autora

Recursos Complementares
Site sobre força motriz do carro
Avaliação
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar a força motriz de alguns meios de transporte; a participação delas na produção do painel com a classificação dos meios de transporte, segundo a força motriz; o envolvimento no passeio em um meio de transporte movido pela força de um animal.
Aula disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Minhas antigas turminhas!