A segunda infância (3 aos 6 anos) e caracterizada por ser uma momento importante de formação da criança, pois é um momento de paixão pelo conhecer, descobrir, aprender.
O papel do educador neste processo é o de desafiar, ampliar, aprofundar o desenvolvimento aguçado da oralidade, do domínio do corpo fazendo com que as experiências vividas aumentem cotidianamente.
Facilita a emergência de problemas;
Ampliam possibilidades de conhecer mais sobre o tema desejado;
Possibilita encontro de diferentes pontos de vista sobre o assunto;
Constroi os desvios;
Cria ambientes que estimulam a os novos conhecimentos;
Possibilita desenvolver simultaneamente mais de um projeto (subprojeto).
Cooperativa;
Solidária;
Decidindo;
Propondo atividades.
Nesta proposta a criança é co-autora de seu processo de aprendizagem, possuindo um papel ativo e participativo.
“Toda a criança é um artista a o seu modo. Precisamos oferecer um ‘monte’ de possibilidades... muitos materiais, muitas linguagens, pois possuir muitas linguagens significa ter muitas possibilidades para exprimir-se.”
Malagussi (citado em Edwards, 1999)
Referências:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN. Maria das Graças Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2008
FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
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