" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influência."
(Henry Adams)

sábado, 14 de maio de 2011

Projetos na pré-escola

A segunda infância (3 aos 6 anos) e caracterizada por ser uma momento importante de formação da criança, pois é um momento de paixão pelo conhecer, descobrir, aprender.
O papel do educador neste processo é o de desafiar, ampliar, aprofundar o desenvolvimento aguçado da oralidade, do domínio do corpo fazendo com que as experiências vividas aumentem cotidianamente.
O trabalho organizado por projetos na pré-escola abre:
Possibilidades de aprender utilizando diferentes linguagens;
Facilita a emergência de problemas;
Ampliam possibilidades de conhecer mais sobre o tema desejado;
Possibilita encontro de diferentes pontos de vista sobre o assunto;
Constroi os desvios;
Cria ambientes que estimulam a os novos conhecimentos;
Possibilita desenvolver simultaneamente mais de um projeto (subprojeto).
Um projeto deve ter caminhos diversos, partindo de um grande grupo para o pequeno grupo e terornando para o grande grupo.
E durante o desenvolvimento do projeto crianças e educadores planejam de forma:
Cooperativa;
Solidária;
Decidindo;
Propondo atividades.
Nesta proposta a criança é co-autora de seu processo de aprendizagem, possuindo um papel ativo e participativo.

“Toda a criança é um artista a o seu modo. Precisamos oferecer um ‘monte’ de possibilidades... muitos materiais, muitas linguagens, pois possuir muitas linguagens significa ter muitas possibilidades para exprimir-se.”
  Malagussi (citado em Edwards, 1999)
Referências:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN. Maria das Graças Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2008
FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas antigas turminhas!