Tramando os fios e estruturando os projetos
Projetos de trabalho
É uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica;
Visão multifacetada dos conhecimentos e das informações;
É um processo criativo;
Enriquece as relações entre ensino e aprendizagem;
Não possui a mesma estrutura;
Valoriza os conhecimentos prévios;
Ação concreta voluntária consciente;
Reflete sobre uma situação, o problema geral dos fenomenos;
Envolve educador e alunos.
Como definir o problema a ser pesquisado?
Experiências anteriores;
Constituição, especificação e recortes;
Modos de iniciar um projeto.
Mapeando percursos
Organização de situações (mapa conceitual);
Planejar as tarefas;
Distribuir o tempo;
Nova comunidade.
O ensino precede e estimula o desenvolvimento mental das crianças.
O que precisa ser feito?
Como o trabalho pode ser desenvolvido?
Como obter os materiais?
Como serão distribuídas as responsabilidades?
Relato escrito.
Coletando informações
Informações externas em diferentes fontes;
Exploração dos espaços;
A comunidade (pais);
Formas de sistematização;
Memória de trabalho.
Sistematizando e refletindo as informações
Formulação das diferentes hipóteses;
Seleção e coleta de materiais e evidencias;
Registros;
Escolha do que deve ser registrado.
Documentando e comunicando
Materiais produzidos;
Exposição do material.
Referências:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN. Maria das Graças Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2008
FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário